Em 1950, quase não havia produção de plástico no mundo. Após 65 anos, mais de 320 milhões de toneladasde polímeros foram fabricadas no mundo todo.

Em 1950, quase não havia produção de plástico no mundo. Após 65 anos, mais de 320 milhões de toneladasde polímeros foram fabricadas no mundo todo. O uso de plástico cresceu em umcurto período, porém a revolta contra o material começou e se espalhou aindamais rapidamente.
Em 2020 vivemos uma verdadeira guerra declarada ao plástico descartável. O mundo está pressionando a indústria do plástico a se revolucionar porque, embora os produtos plásticos sejam úteis em residências e empresas, os resíduos plásticos estão poluindo o mundo. A indústria do plástico deve mudar, e a pressão para criar soluções plásticas mais sustentáveis está rapidamente aumentando. Os problemas estão se tornando pessoais e as demandas públicas por mudanças estão crescendo.

Conforme a opiniãopública continua a se desenvolver, é provável que haja mais legislação contravários produtos plásticos. A indústria de plásticos precisa buscarsoluções. Em termos gerais, o setor precisa se afastar dos produtosplásticos que têm uso a curto prazo e avançar para soluções mais sustentáveis.
Algunsprodutos plásticos já estão sendo substituídos por alternativas compostáveis(celulose de bambu, produtos de papel, etc) e reutilizáveis (por exemplo,aço inoxidável, vidro e porcelana). Embora essas opções sejam úteis, elas obviamentenão são ideais em todas as situações.
Para os consumidores, existem razões pelas quais muitos produtos plásticos são favorecidos em vez de alternativas. O plástico isola bem, não quebra com facilidade e geralmente é impermeável, e nenhuma das alternativas mencionadas possui todas essas qualidades.

Um lugar promissorpara o futuro da indústria de plásticos é a economia circular. Este é um modelode reciclagem que permite a reutilização de produtos plásticos. A economiacircular fornece a mudança que a indústria precisa fazer de produtos de usoúnico para produtos mais reutilizáveis e sustentáveis.
Além disso, não sãoapenas os especialistas da indústria que vêm promessas na economia circular. AUnião Europeia realizou recentemente um debate sobre a reciclagem de plásticos,e o órgão regulador declarou que a economia circular é um componente integranteda estratégia europeia de plásticos a longo prazo.
No entanto, avançar para uma economia circular baseada na reciclagem não será uma transição fácil para a indústria. Segundo a UE, atualmente apenas 6% do plástico usado na Europa é reciclável. Aumentar isso para um número muito mais sustentável exigirá bastante esforço - e os da indústria de plásticos terão que colaborar com empresas de outras indústrias.
Para reunir tudo isso, as empresas do setor de plásticos também precisam de executivos que possam coordenar entre várias empresas e setores - e que possam implementar mudanças inovadoras para liderar os negócios de plásticos em um futuro baseado na economia circular.

A boa notícia é que muitas empresas jáestão pesquisando e implementando mudanças que tornarão a indústria deplásticos uma indústria mais ambiental e humana. Alguns projetos notáveis queas organizações do setor realizaram:
Para alcançar as mudanças que precisam ser feitas, os produtores deplásticos e outros na indústria de plásticos precisam olhar além da indústriaao adquirir talentos. Com essa parceria, as empresas também terão que encontrartalentos de primeira linha de outros setores.
Algumas áreas em que os produtores deplásticos encontrarão os profissionais altamente qualificados de que precisamincluem: